02 dezembro, 2009

O Aquífero Guarani





Aquíferos são depósitos de água situados sob a superfície terrestre. Um deles é o aqüífero Guarani, um dos maiores mananciais de água doce subterrânea transfronteiriços do mundo, que abrange quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Tem uma extensão de quase 1,2 milhão de quilômetros, dos quais 840 mil estão no Brasil (Mato Grosso do sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Góias, Mato Grosso e São Paulo). Existe um entusiasmo em relação à descoberta desse aqüífero, pois ele abriga águas muito profundas, que, de maneira geral, apresentam boa proteção contra agentes poluidores e estão muito mais protegidas do que os rios e lagos, os mananciais normalmente utilizados. Além disso, ele está localizado em uma região de grande concentração populacional com alta demanda por água potável. Há projetos de expansão do uso dessa água para fins energéticos, agropecuários e até de energia termal para co-geração de energia elétrica. O risco envolvido é grande, uma vez que a abertura de diversos poços, muitas vezes sem a fiscalização adequada, pode facilitar a contaminação do aqüífero.
Diversos projetos estão sendo realizados para estudar o aqüífero e detectar possível radioatividade das águas e criar um modelo de proteção e gestão de uso.


Fonte: Como cuidar do seu meio ambiente. Coleção Entenda e Aprenda. 2ª ed. rev. e ampl. - São Paulo, 2004. Vários Colaboradores.

01 dezembro, 2009

Desenvolvimento Sustentável


O Desenvolvimento Sustentável (DS) "propõe" uma neutralização no uso de recursos naturais, tendo como base a questão de conciliar o crescimento econômico mundial, preservando o meio ambiente e mantendo a integridade dos recursos naturais, que serão vitais para futuras gerações.


Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.




05 maneiras para ajudar o Planeta




1 - Aposente o carro e outros meios de transporte sempre que possível. Um dos gases responsáveis pelo efeito estufa é o dióxido de carbono (CO2), e a maior parte dele vem da queima de combustíveis.


2- Substitua aquelas lâmpadas incandescentes (geralmente amarelas) pelas fluorescentes (as brancas). Apesar de serem um pouco mais caras, elas duram até dez vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica.


3- Passe a separar o lixo na sua casa em seco e molhado. Isso é fundamental, porque um copo sujo de cafezinho pode inutilizar quilos de papel reciclável. No lixo seco vão papéis, vidros e plásticos. No molhado ficam os restos de comida. Reúna os vizinhos e organize um sistema de coleta seletiva.

4- Use sacolas de pano ao ir no supermecado, evite adquirir uma infinidade de sacolas de plástico.



5- O consumo excessivo é um dos grandes vilões da degradação ambiental. E você pode influenciar a responsabilidade ambiental das empresas. Sempre prefira produtos de quem respeita o meio ambiente. E evite o desperdício: use ao máximo o que você compra.

Gestão Ambiental, o que é?


“Constituição Federal - Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”


A gestão ambiental (GA) é uma prática muito recente, que vem ganhando espaço nas instituições públicas e privadas. Através dela é possível a mobilização das organizações para se adequar à promoção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Seu objetivo é a busca de melhoria constante dos produtos, serviços e ambiente de trabalho, em toda organização, levando-se em conta o fator ambiental. Atualmente ela começa a ser encarada como um assunto estratégico, porque além de estimular a qualidade ambiental também possibilita a redução de custos diretos (redução de desperdícios com água, energia e matérias-primas) e indiretos (por exemplo, indenizações por danos ambientais).