15 dezembro, 2010

Reutilização de Efluentes

Efluentes Tratados e sua Reutilização


A maior potencialidade dos reuso de efluentes está relacionada com o setor urbano. A aplicação desses esgotos demanda de um sistema de tratamento eficiente e que pode custar caro. Após esse processo de tratamento os esgotos tratados se destinam a fins potáveis e não potáveis.


Reuso para fins potáveis:

            Os tratamentos avançados, os quais são requeridos para que haja um reuso de fins potáveis, muitas vezes são considerados inviáveis economicamente, e se falando de efluentes de origem das estações de tratamento de esgotos – onde a presença de compostos orgânicos e patogênicos é alta – não se pode garantir proteção à saúde pública, tendo em vista que esses efluentes necessitam de um padrão de potabilidade aceitável para que seja distribuição aos consumidores.


Reuso para fins não-potáveis:
          
           As práticas de reuso para fins não potáveis requerem menos cuidados e devem ser optadas primeiramente, quando o assunto é reuso urbano. Esse tipo de reuso não evolve riscos à saúde dos consumidores, sendo que a aplicação dessa água será voltada para recreação (jardins, centros esportivos, sistemas decorativos aquáticos, etc.), reserva de proteção contra incêndios, descarga sanitária e também para lavagem de veículos, por exemplo. Os problemas que envolvem esse tipo de reuso são os custos e as dificuldades operacionais. Porém deve-se levar em consideração um paralelo entre custo e benefício da atividade.

Reuso de efluentes na área Industrial:

            Nas indústrias existe um crescimento das práticas de reuso da água, considerando seu alto custo e visando uma economia. A potencialidade deste ramo está relacionada principalmente com a reaplicação da água nos sistemas de torres de resfriamento, nas caldeiras, na construção civil, na irrigação de áreas verdes, na lavagem de pisos e de forma geral na reintegração do efluente nos processos industriais.


Reuso para fins agrícolas:

            A demanda de água para fins agrícolas requer um planejamento para reutilização que seja compatível com o gasto, a fim de repor significativamente as perdas envolvidas. O principal insumo utilizado na agricultura é a água, e sua aplicação atinge níveis insustentáveis, o que requer uma gestão adequada dos recursos hídricos. A prática de reuso dos esgotos na irrigação tem aumentado à medida que se tem dificuldades para identificar fontes alternativas de água para a atividade, bem como a necessidade de se adquirir práticas que não causem impactos sobre os recursos naturais. O custo elevado dos sistemas de tratamento necessário para que possa se realizar a descarga de efluentes em corpos receptores, também auxilia na opção por reuso, que tem sido bastante valorizada por órgãos gestores dos recursos hídricos.


Benefícios da reutilização na agricultura:

            Os benefícios dessa reutilização, na agricultura, são vistos na recuperação econômica e no aumento da produtividade agrícola – se houver administração correta da aplicação dos esgotos tratados.
            Alguns tipos de lodos ativados, resultantes de processos de tratamento de esgotos, são ricos em Nitrogênio, Fósforo e Potássio – que servem de fertilizantes, acrescentando nutrientes à planta e ao solo. Além disso, é possível aumentar a área irrigada e efetuar múltiplas colheitas durante todo o ano.


Benefícios gerais:

            Conseqüentemente a todos os processos de reuso, a saúde pública e o meio ambiente são favorecidos através: da diminuição das descargas de esgotos em corpos d’água, da preservação dos recursos subterrâneos, da conservação do solo, e também através do aumento produtivo de alimentos.


Efeitos Negativos:

         É importante ressaltar que alguns efeitos negativos podem ocorrer nas práticas de irrigação, como por exemplo: poluição por nitratos de aqüíferos subterrâneos que são utilizados para abastecimento de água. Isso acontece quando o aqüífero tem características porosas que permitem a percolação de nitratos, sendo, por isso, importante conhecer a região onde será adotada a prática de irrigação com reuso. Pode ainda, ocorrer o acúmulo de contaminantes químicos no solo, isso vai depender da qualidade dos esgotos. 


Como evitar esses problemas:

        Como dito anteriormente, os esgotos mais recomendáveis para reuso são aqueles de origem estritamente doméstica. A implantação de um sistema de drenagem pode minimizar os processos de salinização dos solos irrigados. E outro fator importante: deve-se descontinuar a aplicação de esgotos por longos períodos a fim de evitar a proliferação de vetores e também os problemas relacionados com o solo.







Obrigada pelas visitas!

Por: Marcela Barquet