15 agosto, 2010

O Aquífero Guarani [2] - Postagem reformulada


           Por que Guarani? É uma homenagem à população indígena que dominava a Bacia Platina, na época do descobrimento da América. Este aqüífero é o maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta, e corre riscos de contaminação.
         
         As ações antrópicas que podem afetar este mancial são muitas. As mais freqüentes são: consumo indevido da água do aquífero, uso indiscriminado de pesticidas e fertilizantes no solo, contaminação de águas superficiais, uso de fossas sépticas, vazamento de redes de esgotos, irrigação e etc. Algumas dessas atividades humanas, contaminam os lençóis freáticos,  e essa contaminação pode chegar até os reservatórios confinados. Ou seja, se interferirmos no ciclo de vida das águas superficiais, estaremos conseqüentemente afetando o nosso reservatório de água potável. 

     O maior aquífero do planeta, possui aproximadamente 800 metros de espessura e 1,2 milhão Km² de extensão, sendo que 2/3 da área total se localiza no Brasil. Nas regiões por onde o aqüífero passa, dentro do Brasil, são muitos os pontos de exploração inadequada. Assim como nos outros pontos transfronteiriços.  Precisamos nos atentar para essa situação pois as nossas atitudes podem afetar a água do nosso futuro.

       Para se ter uma ideia da importância desse mancial, entenda que ele seria capaz de abastecer a população do mundo inteiro por no mínimo uma década.

          Diante desse cenário, é necessário um planejamento do uso da terra em locais de recarga do Aquífero Guarani, dentre as quais se incluem: a seleção de culturas, o controle do uso de agrotóxicos e fertilizantes, práticas de conservação e manejo do solo e da água, conscientização da população, e outras práticas, que com certeza poderão beneficiar a qualidade de vida das futuras gerações.

Cuide do que é nosso!!


Imagem: [http://geomundo.com.br]
Texto: Marcela Barquet

Obrigada pelas visitas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar!!