17 novembro, 2010

Introdução à Gestão de Recursos Hídricos - Como gerir?

Primeiramente é importante analisar a atual crise da água do planeta, pensando em uma maneira de gerir a água e que buscando responder as seguintes questões: porque e como cuidar da água.

A partir disso devemos levantar as seguintes informações:
- De onde vem a água?
- Quanta água nós temos, e de quanto precisamos?
- Conhecer o ciclo da água;
- Conhecer o ritmo das chuvas;
- Saber os índices de recarga e descarga das bacias;
- Ter uma relação entre o que precipita e o que infiltra;
- Saber da importância da infiltração;
- Saber qual a quantidade de água que escoa;
- Conhecer a qualificação do recurso hídrico de acordo com a ONU;
- E, saber qual o destino das águas (lagoas, rios e mares, por exemplo).

            É importante também conhecer o perfil das águas dentro de um determinado corpo d’água, sabendo então quais os períodos de secas e enchentes, saber o volume daquele corpo d’água e a sua velocidade.

            Devemos ainda ter o conceito de bacia hidrográfica, e saber qual a importância de se ter todas as informações dessa bacia, para poder geri-la. As informações básicas sobre uma bacia correspondem ao levantamento da população que habita essa região de bacias, saber qual a delimitação exata e qual a bacia de contribuição.

            É necessário ter as informações do uso potencial da água na região onde se pretende gerir. Nesse caso, o uso potencial pode ser voltado para a indústria, para o uso urbano ou agrícola. - Este último corresponde ao uso potencial em 59% no Brasil.
     
           Esse levantamento de dados, deve incluir todas as atividades que são realizadas no entorno de uma bacia, como por exemplo: se existe lançamento de esgotos, aplicação de herbicidas e pesticidas, se o solo da região está erodido, se existe agricultura ou pecuária na região, etc. A fim de saber os riscos que estas atividades causariam na dinâmica da bacia.

            Ter imagens de satélite, também auxilia na organização geral desses dados, pois é possível analisar a área que será trabalhada e identificar os elementos que estão em seu redor.

            Para saber qual deve ser o grau de proteção do recurso em questão deve-se levar em questão a qualidade da água desse manancial e ainda, saber se ele possui zonas de recarga subterrânea.

            Baseando-se em todos esses dados, devemos ainda nos atentar às legislações pertinentes. Tais como: Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal 6938/ 1981), Códigos Florestais, Lei das águas, Política Nacional de Recursos Hídricos e na Constituição Federal (Artigo 225, por exemplo.). 

            Essa base legislativa, juntamente com os dados citados anteriormente, nos permite criar os instrumentos de gestão, facilitando a administração da bacia.

Por: Marcela Barquet - Estudante de Gestão Ambiental


Alguma dúvida?
Sinta-se a vontade para questionar através dos comentários ou então por email: mbarquet.ga@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar!!