29 maio, 2011

Movimento "Abraço ao Bosque" - Parque Jacarandá Uberaba/MG

Nesse sábado 28/05, aconteceu em Uberaba/MG o movimento "Abraço ao Bosque". Uma forma de manifestação de militantes sócio-ambientais, que não concordam com a desafetação da área. A intenção da Prefeitura Municipal é que essa área seja vendida para iniciativa privada. Em frente ao Bosque, existe uma área onde se pretende construir um Shopping! O Estudante de Biologia, José Orestes de Assis Júnior diz que: " A construção de um centro comercial nesse local pode causar estresse aos animais, e perturbação das espécies existentes. É necessário que um profissional da área, avalie quais os impactos desse tipo de empreendimento sobre a área preservada do Bosque Jacarandá."

A prefeitura disse que irá "mudar" o bosque de lugar. Carregando os animais e instalando-os em outro lugar. O espaço é considerado área de preservação permanente e abriga espécies de mais de 60 anos, como um exemplar da Árvore Jacarandá!

Durante toda a semana, o movimento colheu assinaturas em vários pontos da cidade. De acordo com informações dos organizadores, até a tarde de ontem, cinco mil pessoas já haviam manifestado o protesto contra a venda da  área e pela preservação do Bosque.

Uma denúncia a respeito do caso, foi feita ao Promotor de Justiça e Meio Ambiente, Sr. Carlos Valera. Representantes do Partido Verde da cidade fizeram um pedido à Comissão Organizadora de Meio Ambiente e Desevolvimento Sustentável, para que fosse convocada uma Audiência Pública, que se realizará na Quarta Feira 01/06 às 19:00, na Câmara Municipal de Uberaba.

"Vale lembrar que os animais estão se refugiando, cada vez mais, nas áreas verdes urbanas em decorrência da destruição de seu habitat natural. É importante sim, a aquisição de novas áreas verdes, bem como a criação de novos parques e UCs – Unidades de Conservação, sem, no entanto abrir mão daquelas já consolidadas." 




Vejam as fotos, do movimento "Abraço ao Bosque" que se realizou nesse sábado 28/05.










Fotos: José Orestes de Assis Jr. (orestes.biologia@gmail.com)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar!!