11 julho, 2011

O que é um SGA e ISO 14001?



Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura desenvolvida para que uma organização possa consistentemente controlar seus impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operações e negócios.

A ISO 14001 é uma norma internacionalmente aceita que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental. A principal função dessa norma é implantar corretamente um Sistema de Gestão Ambiental – SGA. A norma reconhece que organizações podem estar preocupadas tanto com a sua lucratividade quanto com a gestão de impactos ambientais.
A ISO 14001 integra estes dois motivos e provê uma metodologia altamente amigável para conseguir um Sistema de Gestão Ambiental efetivo. Na prática, o que a norma oferece é a gestão de uso e disposição de recursos. É reconhecida mundialmente como um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho. Não é só uma norma “no papel” – ela requer um comprometimento de toda a organização. Se os benefícios ambientais e seus lucros aumentam, as partes interessadas verão os benefícios.
Esta norma ainda possibilita uniformizar as rotinas e os procedimentos necessários para a certificação ambiental, a partir do cumprimento de um roteiro padrão válido internacionalmente, que reforça o atendimento integral da legislação local e visa à melhoria contínua dos processos e do próprio sistema. Neste contexto, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a forma pela qual a empresa se mobiliza, interna e externamente, para a conquista do desempenho ambiental desejado.
O objetivo principal da ISO é oferecer a gestão de uso e deposição de recursos. É um meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho de uma empresa. Além disso, a norma possibilita uniformizar as rotinas e procedimentos necessários para a certificação ambiental.
Ao iniciar-se a implantação do SGA, a empresa começa a cumprir os requisitos de uma Política Ambiental. A execução dessa política deve partir da parte Administrativa da Empresa, e deve cumprir estabelecer, documentar, programar, manter e promover a melhoria contínua do SGA aplicado, através da construção de objetivos e metas que deverão ser repassados a todos colaboradores da Empresa.
A otimização de um SGA acontece quando se busca essa melhoria contínua do sistema visando uma relação custo-benefício eficiente.  A adoção das melhores técnicas na área de gestão ambiental faz com que o sistema seja eficiente em todas suas faces.
O comprometimento de todos os colaboradores da Empresa e principalmente da Administração, também auxilia do sucesso e desenvolvimento do SGA.

A norma em questão se divide em 4 etapas básicas, são elas:

- Planejamento: Visa prover um processo que permita que a organização identifique os aspectos ambientais significativos para então começar a implantação do SGA.
- Objetivos: Estes devem ser mensuráveis, exequíveis e específicos. Avaliando questões de curto e longo prazo.
- Implementação e Operação: Para essa etapa a empresa deve ter disponibilidade de recursos, determinação de funções bem como hierarquização das autoridades que devem ter suas responsabilidades e competências definidas. Todos os profissionais devem ser treinados e deve haver um sistema de comunicação interno eficiente. Além disso, a empresa deve ter controle dos documentos e das operações. Também é necessário que os funcionários estejam preparados para situações emergenciais dentro do piso de fábrica.
- Verificação: Esta etapa consiste na avaliação dos resultados por meio de uma Auditoria Interna, e posteriormente constante monitoramento, a fim de propor medidas preventivas e de correção, se necessário.
Sendo assim, o SGA pode ser implantado e avaliado constantemente, formando um ciclo de organização, que possibilitará a melhoria constante da política ambiental da Empresa.


2 comentários:

  1. Busca da Satisfação de nossos clientes, através da fabricação de produtos de qualidade, parceria cliente-fornecedor e melhoria contínua.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito deste assunto irei utilizá-lo na minha pesquisa da monografia

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar!!