15 abril, 2010

Tragédias 2010 - Por Marcela Barquet











As tragédias não deram trégua nem mesmo na virada do ano. O Brasil entrou em 2010 deixando pra trás vidas e cartões postais. Em Angra dos Reis um deslizamento de terra acabou com as esperanças de um ano próspero para muitas pessoas. Daí por diante não houve trégua... as manchetes de jornal anunciavam: "Haiti sofre com tragédias"; "Terremoto na China"; "Tremor em Taiwan"; "Turcos dormem na rua com medo de novos tremores"; "Passa de 300 o número de mortos atingidos pelo terremoto no Chile"; "O Rio de Janeiro está em situação de risco"; "O Morro do Bumba desaba e o número de desaparecidos cresce", "A chuva continua e dificulta o trabalho de bombeiros em Niterói". São tantas tragédias em apenas 4 meses, que parece difícil acreditar em um mundo melhor. Muito antes da chuva em Niterói, das construções no Morro do Bumba, da ocupação inadequada da poplução houve um certo impacto naquele local, que na década de 70 serviu como moradia para muitos sacos de lixo. A situação era totalmente imprópria, as pessoas ajeitavam suas construções lado a lado subindo o morro, se acomodavam em espaços pequenos fazendo "daquilo" o seu lar. Com certeza esse não era o sonho dessas pessoas que estavam ali.
Muitos não acreditam, ou não querem ver que uma coisa tem a ver com outra. Será mesmo que tanta exploração do Meio Ambiente, será que tanta poluição, e que tanto descaso não tem relação alguma com essas reações da natureza??
Ainda não existem estudos pra comprovar essas relações, mas acho que vale a intenção de fazer pensar.
Tem pessoas que dizem "Sustentabilidade? Para as gerações futuras né? Ahh.. até lá eu nem vou estar vivo. Por que me preocupar?". Saber que existem pessoas tão despreocupadas é como um banho de água fria que faz muitas pessoas desistirem da luta por um mundo mais saudável. Você não tem que revolucionar o seu cardápio e passar a comer vegetais de um dia pro outro, nem mesmo tem que se abdicar todos os dias do conforto do seu carro, mas bem que você poderia gastar 30 minutos do seu dia para se educar ambientalmente, e passar os seus conhecimentos à frente.
Pense no mundo em como ele está agora, e lembre-se de que ele não é só seu! Mas não é por isso que você deve esperar que outras pessoas façam o certo, enquanto você se considera apenas mais um.
Por Marcela Barquet

2 comentários:

  1. Oi...afilhadinha....vc ta muito chique heim...e muito inteligente...to orgulhoso de vc...um supeer beijo..marcelo cunha

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por visitar Padrinho! Fico feliz que gostaram! Espero que se tornem cada vez mais ecologicamente corretos! Ahuhauhushaushu bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar!!