20 maio, 2010

Solos e Suprimento Mundial de alimentos



A população mundial vem crescendo grosseiramente, o que de certa forma se dá pelos avanços tecnológicos e científicos. Os índices de mortalidade têm reduzido graças às grandes descobertas da ciência médica. Por exemplo, o uso de pesticidas que mantém o controle de mosquitos transmissores de doenças. Além disso, os serviços de atendimento médico, ainda que precários, estão em constante desenvolvimento. Todos esses parâmetros levam à duplicação da população, em vista dessa situação deveria haver uma demanda de alimentos e solo para suprir as necessidades de uma população maior, é exatamente isso que não tem acontecido. As áreas cultiváveis estão se esgotando, e a ameaça à inanição nunca foi maior do que em qualquer época anterior.





A degradação da terra e a desertificação são sérios problemas globais que afetam 33% da superfície terrestre e 2,6 bilhões de pessoas. Apenas na América Latina, mais de 516 milhões de hectares são afetados pela desertificação, resultando na perda anual de 24 bilhões de toneladas da camada arável do solo. Devido a tantos impactos, a escassez do solo, ocasiona a diminuição de alimentos e leva ao aumento de doenças, morte e miséria.


A falta de alimentos atinge o mundo inteiro, e um dos principais fatores da subnutrição é a falta de solos aráveis.



Como manter a qualidade do solo?

- Melhorando as tecnologias agrícolas;
- Criando novas variedades de culturas adaptadas;
- Fator irrigação e drenagem;
- Fontes alternativas de fertilização (Adubação Verde);
- Manuseando corretamente o solo;
- Incorporação de matéria orgânica à camada de superfície;
- Caracterização dos solos;
- Pesquisas de solos nas regiões em desenvolvimento;
- Mão-de-obra especializada.


Curiosidade

A impermeabilização do solo, por meio de asfalto e calçadas cimentadas, interfere na infiltração de água no solo. Isso gera um escoamento superficial alto, e com isso existe o risco de erosão do solo em algumas áreas. Conserve na calçada de sua casa uma área gramada, assim você ajuda no processo de infiltração e evita a degradação do solo.
Fonte: Solos e Suprimento mundial de alimentos - alterado por Marcela Barquet - Gestão Ambiental - 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar!!