24 maio, 2010

Projeto Mandalla



O projeto Mandalla é conhecido como a iniciativa de Agricultura Familiar, que se baseia em uma produção sustentável e com baixa necessidade energética para seu funcionamento. A estrutura da Mandalla reproduz o Sistema Solar, é composto por círculos concêntricos, onde a base é um reservatório de água, onde são criados animais aquáticos. Este centro é responsável pela distribuição de água aos círculos que compõe a Mandalla. Estes círculos por sua vez, representam o cultivo de hortaliças, plantas medicinais, ou qualquer tipo de vegetação que possa ser consumida ou comercializada posteriormente.
O Sistema Mandalla conta com diversos fatores que contribuem para que seja conhecido como um tipo de agricultura onde a quantidade de desperdício é quase zero. Para isso, existe um sistema de dispersão da água com microaspersores cilíndricos que reduzem o consumo de água e conseqüentemente evitam os efeitos erosivos e alagamentos.


Fonte: Trabalho apresentado pelo grupo: Ana Caroline Nogueira, Daniel Carlos, Marcela Barquet e Peterson - 1º Período de Gestão Ambiental - IFTM Uberaba.

Imagem disponível em: www.acari-rn.com.br/permacultura.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar!!