02 dezembro, 2009

O Aquífero Guarani





Aquíferos são depósitos de água situados sob a superfície terrestre. Um deles é o aqüífero Guarani, um dos maiores mananciais de água doce subterrânea transfronteiriços do mundo, que abrange quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Tem uma extensão de quase 1,2 milhão de quilômetros, dos quais 840 mil estão no Brasil (Mato Grosso do sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Góias, Mato Grosso e São Paulo). Existe um entusiasmo em relação à descoberta desse aqüífero, pois ele abriga águas muito profundas, que, de maneira geral, apresentam boa proteção contra agentes poluidores e estão muito mais protegidas do que os rios e lagos, os mananciais normalmente utilizados. Além disso, ele está localizado em uma região de grande concentração populacional com alta demanda por água potável. Há projetos de expansão do uso dessa água para fins energéticos, agropecuários e até de energia termal para co-geração de energia elétrica. O risco envolvido é grande, uma vez que a abertura de diversos poços, muitas vezes sem a fiscalização adequada, pode facilitar a contaminação do aqüífero.
Diversos projetos estão sendo realizados para estudar o aqüífero e detectar possível radioatividade das águas e criar um modelo de proteção e gestão de uso.


Fonte: Como cuidar do seu meio ambiente. Coleção Entenda e Aprenda. 2ª ed. rev. e ampl. - São Paulo, 2004. Vários Colaboradores.

Um comentário:

  1. PARABENS MARCELA. ÓTIMO RESUMO S/ O AQUÍFERO GUARANI.ESTUDAR O MEIO AMBIENTE É FASCINANTE.
    BOA SORTE.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar!!