25 maio, 2010

Movimentos Ambientalistas no Brasil



Como surgiu o Movimento Ambientalista?

Na década de 1960 surge uma chamada revolução ambiental norte-americana, onde cresce uma preocupação da população com os problemas ambientais. A partir dos anos 70 essas preocupações se expandem pelo Canadá, Europa, Japão, Nova Zelândia, Austrália, e na década de 80 atingem a América Latina, Europa oriental, União Soviética e Sul e Leste da Ásia. Junto com essa preocupação surgem grupos ambientalistas globais, que lutam pela proteção do meio ambiente, e também agências do governo encarregadas desta proteção. As empresas já se preocupam com a redução da poluição. A partir daí o ambientalismo se transformou em um movimento de vários setores. Nas décadas de 70 e 80 surgem conferências sobre meio ambiente, e na década de 90 as empresas que começam a atuar seguem um protocolo de mercado-verde, onde se impõe um cuidado com o meio ambiente. No Brasil essa constituição do ambientalismo se situa nos anos 70, quando começam a configurar-se propostas provenientes do Estado e da sociedade civil. No final dos anos 80 e em 1990 o ambientalismo brasileiro marca uma mudança, pois o movimento que se interessava por problemas ecológicos não se vinculava ao tema do desenvolvimento socioeconômico, onde a economia e a ecologia eram percebidas como realidades opostas.  Com a acentuação da crise econômica, a aceitação de desenvolvimento sustentável deveria estar relacionada com a proteção ambiental, e não isoladamente. Observando os acontecimentos, este ano de 1990 definiu uma posição clara, onde não se falava em proteção ambiental isoladamente, mas se visava atingir um novo estilo de desenvolvimento, que atendesse as demandas de forma apropriada. Sendo assim, o desenvolvimento sustentável passou a ser o paradigma do movimento ambientalista.
Por Marcela Barquet.

Fonte: MONTIBELLER-FILHO, Gilberto. O Mito do Desenvolvimento Sustentável: meio ambiente e custos sociais no moderno sistema produtor de mercadorias. Tese, Programa Interdisciplinar de Doutorado em Ciências Humanas: Sociedade e Meio Ambiente/ CFH-UFSC, 1999.

2 comentários:

  1. Bom texto explica de forma resumida e clara o surgimento dos movimentos ambientalistas , se todas as naçoes se preucupassem com desenvolvimento sustentavel certamente teriamos um mundo melhor

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar!!